O livro “Amazon – Your Business”, escrito pelo holandês Meindert Brouwer, foi lançado nesta quinta-feira (21 de junho), na Holanda. A obra, publicada simultaneamente em inglês, português, espanhol e holandês, busca mostrar, por meio de experiências coletadas pelo autor no campo, o valor econômico das florestas amazônicas manejadas de forma sustentável. De acordo com Meindert Brouwer, o objetivo principal do livro é contribuir para a conservação da Amazônia, mostrando experiências de processos produtivos que respeitam o meio ambiente, as realidades e características das comunidades locais.

“Amazon – Your Business” é um guia que mostra iniciativas de produção sustentável de empresas e comunidades na Amazônia, incluindo experiências no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. O livro apresenta mais de 50 tipos de itens feitos com matéria-prima obtida em florestas e rios, além de entrevistas com políticos, investidores, empresários, cientistas, representantes de ONGs e moradores de comunidades amazônicas. A mensagem principal do autor dá conta de que é economicamente possível e vantajoso praticar manejo florestal na Amazônia em lugar de desmatar.

Meindert Brouwer, nascido em 1951, já publicou diversos artigos e reportagens sobre o tema da conservação, manejo florestal sustentável e desenvolvimento sustentável. O autor trabalhou no WWF-Holanda entre 1994 e 2004, como consultor na área de comunicação.

Fonte: WWF-Brasil 

Anúncios