Um termo de cooperação técnica entre Prefeitura de Santarém (Pará), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e WWF-Brasil foi assinado na última semana de agosto, na cidade paraense. De acordo com o convênio, serão inseridos temas ambientais locais na capacitação de professores e no conteúdo ensinado aos alunos da rede municipal de ensino.
Os assuntos trabalhados no convênio terão base nas lições aprendidas no Projeto Várzea, desenvolvido desde 1994 por Ipam e WWF-Brasil e cujo objetivo é criar condições para que as comunidades da região de Santarém implantem o manejo integrado dos recursos da várzea.
Entre os principais resultados atingidos pelo Projeto Várzea estão a capacitação de líderes comunitários locais para coordenar ações coletivas voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais da região e o aumento em 60% da produtividade dos lagos de a produção de peixes de valor comercial, com 25% de melhoria média na renda dos comunitários, em virtude da implementação de acordos de pesca entre pescadores locais.
A parceria entre Prefeitura de Santarém, Ipam e WWF-Brasil tem vigência de cinco anos e será de grande relevância para a formação das futuras gerações. “Por meio da educação ambiental, podemos traçar um raio-x de nossas comunidades e garantir desenvolvimento com respeito à nossa biodiversidade. É fundamental, portanto, que essa educação comece com as crianças”, afirma a prefeita Maria do Carmo.

Fonte: WWF-Brasil

Anúncios