O WWF-Brasil e a HP Co. anunciam a parceria global Testemunhas do Clima (Climate Witness), que estudará possíveis adaptações de comunidades tradicionais às mudanças climáticas. No Brasil, o projeto será realizado na Amazônia, em comunidades pesqueiras nos municípios de Manoel Urbano, no Acre, e Santarém, no Pará. O objetivo é estabelecer qual a relação dos moradores locais com a vulnerabilidade climática da região e colher relatos sobre como as pessoas têm se adaptado às conseqüências do aquecimento global.
O WWF-Brasil irá coordenar as atividades do projeto Testemunhas do Clima em conjunto com parceiros locais. Convencido de que as mudanças climáticas são uma ameaça e é preciso fazer levantamentos para identificar o impacto na vida das pessoas, irá buscar subsídios para conseguir conviver com o fenômeno.
A HP Co. apóia o projeto com recursos financeiros e equipamentos que serão utilizados pelas comunidades. Essa iniciativa é parte de uma estratégia global de ações de cidadania que a empresa vem adotando, já que como líder no segmento de tecnologia, a HP pode oferecer ferramentas que melhorem e simplifiquem as pesquisas conduzidas pela Rede WWF.
Globalmente, o projeto da HP e da Rede WWF abrange estudos de clima ao norte dos Andes (regiões montanhosas da Colômbia e do Peru) e no Caribe (ao longo da costa que vai de Yucatan, no México, até a embocadura da bacia do Orinoco, na Colômbia). A parceria entre as duas instituições teve início em novembro do ano passado e busca reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), principal gás causador do aquecimento global, desenvolver e aplicar medidas para utilizar melhor a energia produzida, educar e inspirar outras corporações a adotar melhores práticas e utilizar tecnologia e informação para iniciativas de conservação ambiental.

Fonte: WWF-Brasil

Anúncios